Como localizar vazamentos

A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) dá as dicas.

Fonte: http://www.compesa.com.br

Veja como localizar vazamentos:

1. Torneira pingando:

O primeiro passo é  fechar o registro do hidrômetro. Depois abra uma torneira e espere até a água parar de correr. Logo em seguida, coloque um copo cheio de água, de modo que a boca da torneira fique mergulhada dentro dele. Se a água do copo não baixar, pode ficar tranqüilo, mas se água do copo estiver subindo pela torneira, é sinal que existe vazamento, e este é no encanamento que está dentro de seu terreno.

2. Vazamento no  ramal direto da rede:

O primeiro passo é  fechar  todas as saídas de água de sua casa e deixe aberto somente o registro do hidrômetro. Verificando o hidrômetro, você vai notar que nele existe um relógio. Aguarde cinco minutos e depois dê uma olhada. Se o ponteiro mudar de lugar é porque existe vazamento no ramal direto da rede. 

3. Vazamento na válvula ou na caixa de descarga:

Jogue cinza de cigarro no fundo do vaso sanitário. Se a cinza não ficar parada no fundo do vaso, está provado que há vazamento.

4. Vazamento na caixa de descarga:

Coloque um pouco de corante(anilina) na caixa de descarga e veja se a água do vaso sanitário ficou colorida. Se ficou, é porque há vazamento.

5. Vazamento na caixa d'água:

O primeiro passo,  feche todas as torneiras e não use o sanitário. Arranje um pedaço de arame e um lápis. Com o lápis faça uma marca na altura de água da caixa. Com o arame, faça um gancho em forma de S e prenda na bóia, como mostra a ilustração. Espere meia hora ou um pouco mais. Se baixou, há vazamento, e é num dos canos que sai da caixa.

6. Vazamento em reservatório de edifícios:

O primeiro passo, feche o registro  de saída do reservatório do sub-solo. Em seguida, feche completamente a torneira da bóia(prenda com um arame em forma de S, com no caso anterior). Depois marque no reservatório o nível da água e após uma hora, verifique se ela baixou. Em caso afirmativo, existe vazamento.